- Kenpo Karate Campeonato Mundial de Artes Marciales Peru 2016: Regras de Combate

Regras de Combate



É obrigatório que todos os competidores que participem se pesem antes de se registrar em alguma categoria. A pesagem é necessária somente uma vez oficialmente.
Se um juiz considere que um competidor está se pesando com roupas em demasia, poderá pedir que as retire para poder ser efetuada a pesagem. O peso do atleta deve ser registrado em uma ficha de competição.

Duração do combate:
Uma luta de eliminação deverá durar:

Infantil, 1 ½ minutos.
Juvenil e Adulto: 2 Minutos.

O tempo será contínuo a menos que um dos competidores marque pontos necessários para ser declarado ganhador antes que o tempo estipulado acabe. Tempo continuo significa que o relógio seguirá correndo devido marcação de pontos, etc. A menos que a arbitragem central diga o contrário.
Se ao final da luta, estiver empatado o combate continua na forma de tempo extra, até que um competidor marque o primeiro ponto, este será declarado vencedor.

Valor de Pontos:Todas as técnicas legais de mãos marcadas valerão um (1) ponto. Todas as técnicas legais de pés marcadas valerão dois (2) pontos. Todos os pontos de penalidades serão de um (1) ponto. O competidor que atinja cinco (5) ganha automaticamente. Se nenhum competidor marcar cinco (5) pontos ao final do tempo estipulado, o competidor que obtiver mais pontos é o vencedor.

Como se marcam os pontos:
Os pontos marcados são validados pela maioria de votos dos juizes. A maioria dos juizes não deve necessariamente estar de acordo com a técnica marcada, mas sim o ponto que foi marcado. O único que devem decidir é se o ponto foi anotado foi de uma técnica com uso de mãos ou de pés. Para poder validar os pontos precisa-se que haja a maioria de juizes em consenso. De outra forma não se valida o ponto.

Como é um ponto
Um ponto é uma técnica legal e com uso da arte marcial marcada por um competidor dentro da área de combate, que acerta o oponente com a quantidade permitida de contato dentro da área de ponto legal.

Área de ponto legal: Toda a cabeça, costelas, peito, abdômen, clavícula.
Áreas de ponto ilegais: coluna, nuca, garganta, lados do pescoço, virilha, pernas, joelhos, e costas. Os ataques a estas áreas poderão dar como resultado chamadas de atenção e/ou pontos de penalidades.

Áreas sem ponto: quadris, ombros, glúteos, braços, pernas e pies. Caso se considere que um competidor está atacando estas áreas, pode-se emitir uma chamada atenção e/ou um ponto de penalidade.

Técnicas Ilegais: Consideram-se técnicas perigosas: choques de cabeças, puchões de cabelo, mordidas, arranhões, cotoveladas, joelhadas, ataques aos olhos de qualquer tipo, golpear com o calcanhar ou chutes na cabeça em um oponente caído, tapas, agarrões, técnicas descontroladas, qualquer técnica perigosa sem controle que coloque em perigo a integridade física de um competidor.

Técnicas legais: São aquelas técnicas de arte marcial aplicadas nas zonas de contato legal. Permitem-se técnicas de mãos com socos diretos, parte de cima das mãos e lados das mãos. Também são permitidas técnicas com pernas nas que se aplicam calcanhar e parte de cima do pé, com ou sem saltos.


Rasteiras: Se permitem rasteiras com a parte de trás da perna da frente, da metade da tíbia para baixo cujo objetivo não seja derrubar o oponente, tendo a única intenção de tirar o equilíbrio. Estas rasteiras são legais se o objetivo é colocar o oponente para fora de equilíbrio acompanhado de técnicas legais em zonas de pontuação.

Definição do contato

Contato ligeiro: Não há uso da força, somente um leve contato visível no oponente com o uso da técnica, esse tipo de contato se pode aplicar em todas as áreas de pontos legais.

Contato moderado: O uso de uma leve força em alguma área do oponente, o contato moderado pode-se aplicar em todas as áreas de pontos legais exceto na cabeça.

Excesso de Contato: Quando o oponente usa de força excessiva para marcar um ponto. Várias situações de reações podem servir como indicadores de uso de força excessiva:

a) A cabeça do oponente se sacode para trás de maneira visível pela força do golpe;
b) O oponente cai por causa do outro competidor (quando não for por descuido aplicar uma técnica e por culpa sua ele cair e perder o equilíbrio).
c) O oponente é colocado fora de combate (nocaute por uso excessivo da força).
d) Aparecimento de inchaço ou sangue por causa do golpe aplicado.
e) Distensões ou lesões no corpo por causa de uso excessivo da força.

Requerimentos de contato

O contato requerido para marcar pontos dentro das áreas legais é ligeiro na cabeça, no restante do corpo o contato deverá ser ligeiro a moderado. Qualquer violação a este requerimento pode derivar uma chamada de atenção, ponto de penalidade ou expulsão do competidor.
Métodos de penalização

Chamada de atenção e penalidades:
Uma e somente uma chamada de atenção é permitida antes de acontecer uma penalidade por

rompimento de regras. Depois da primeira chamada de atenção marca-se um ponto de penalidade ao adversário por todas e cada uma das violações de regras. Se um competidor recebe quatro chamadas de atenção (dando três pontos de penalidade ao oponente) em qualquer luta será desclassificado e o adversário declarado vencedor.

Outras regras de penalidade:

a) Um competidor não pode ser penalizado e receber um ponto ao mesmo tempo.
b) Um competidor pode receber um ponto se seu oponente fui penalizado.
c) Se um competidor não pode continuar devido a uma lesão causada por um ataque ilegal, o competidor que cometeu a falta será desclassificado.
d) Se um competidor marca um ponto e logo procede quebrando uma regra inclusive quando o ponto for validado e anterior à infração, este se anula e marca-se a infração.

Desclassificação:

A desclassificação de um competidor requer da maioria dos votos dos juízes exceto quando um competidor é desclassificado por receber três pontos de penalidades.

Fora de área: Um competidor se encontra fora da área quando nenhum de seus pés toca a parte interior da área de limite. Em caso de técnicas com salto o competidor atacante deve cair no solo com um pé dentro da área de luta.para o ponto ser validado.
Somente se considera saída da área como penalidade no caso de o competidor saia fugindo da luta, se o competidor sai como produto de combate não haverá punições.

Assessoria de um treinador dentro da área de competição (coach):

a) Sob nenhuma circunstância, o treinador deve entrar na área de luta, sem a permissão do juiz central, um treinador, amigo, membro da equipe, etc. Normalmente se permitirá dentro da área juizes, competidores e médicos.
b) Não se permitirá assessorar o competidor de forma abusiva, violenta, fervorosa, ou algo não próprio de um esportista.
c) Um treinador nunca, sob nenhuma circunstância, pode interferir com o curso das atividades na área de competição e com a decisão dos juízes.
d) Se emitirá penalidades por qualquer violação aos pontos antes mencionados.


ELEMENTOS DE PROTEÇÃO


Equipamento de Segurança Recomendado

É obrigatório para todos os competidores em todas as categorias de combate usar equipamento aprovado pela organização: Protetor de cabeça, protetores para mãos (luvas) e pés, protetor bucal e protetor genital. Se o equipamento não se considera seguro, os juízes pedirão que o competidor troque seu equipamento antes de competir.

Protetores para mãos (luvas):
Os dedos, punho e qualquer parte da mão que golpeie têm que estar coberta com uma superfície acolchoada. Tanto a palma da mão quanto a parte de cima devem estar cobertos.

Protetores para Pés:
Deve cobrir todo o pé e parte traseira do calcanhar com uma superfície acolchoada.

Protetor de cabeça:
Na frente, parte de trás da cabeça, lateral devem estar cobertos com uma superfície acolchoada.

O uso de bucal é obrigatório.